domingo, 31 de maio de 2009



O semestre acabou e nos deixou um aprendizado significante e prazeroso. Concluimos nossas atividades, desenvolvemos todo conteúdo ministrado e aprendemos a conviver com as diversidades de idéias e personalidades, onde cada um utilizou sua capacidade e criatividade com o único objetivo de ajudar, fazendo com que os trabalhos fossem capazes de expandir nossos conhecimentos e rompesse as muralhas acadêmicas alcançando o público externo através do Blog.
Agradecemos a todos nossos professores, aos graduandos, a Faculdade Castro Alves e aos nossos visitantes que tornaram o nosso Blog a conquista de nosso sucesso.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

ANALISE DO FILME

"À PROCURA DA FELICIDADE"

BASEADO NA TEORIA DE MASLOW

Sinopse: Em À PROCURA DA FELICIDADE, (The Pursuit of Happyness), Chris Gardner (Will Smith), relata uma emocionante história de um homem lutando pela sobrevivência. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela relutantemente decide partir. Gardner, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor.

O Comportamento humano é determinado por circunstâncias que muitas vezes escapam ao próprio entendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos. Para explicar o comportamento organizacional, a teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. E para entender como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. E com base nestes estudos, Maslow apresentou a Teoria da Motivação.

De acordo com Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na parte baixa da pirâmide estão às necessidades primárias (fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (auto- realização).

Baseado nestas informações, podemos visualizar essa teoria em forma de pirâmide e abordaremos melhor este assunto analisando o filme “A PROCURA DA FELICIDADE”, que se enquadra perfeitamente a teoria de Maslow.

Primeiramente, identificamos às necessidades fisiológicas, que é o nível mais baixo de todas as necessidades humanas. Neste nível encontram-se as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), do desejo sexual, etc. Essas necessidades faltavam para Gardner, pois observamos no inicio do filme que ele se vê em um verdadeiro abismo e não encontra solução imediata que resolva a sua crise financeira. Diante desta situação, sua mulher o abandona e deixa a responsabilidade de criar o filho inteiramente com ele. Em seguida vem à necessidade abrigo, situação que ocorre quando Gardner chega ao ponto de dormir em albergues, banheiros públicos, tendo em todo momento a companhia do seu pequeno filho, que o motivava a persistir com seu sonho de melhorar a situação em que se encontrava. Gardner chegou ao fundo do poço. Não tinha suas necessidades básicas atendidas e qualquer estímulo que se lhe fosse oferecido agiria sobre a sua motivação.

Logo em seguida vem a necessidade de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida. Gardner busca quando se vê na falta da necessidade fisiológica e dá uma melhor condição para o seu filho. A oportunidade surgiu quando Gardner observou um sujeito procurando vaga para estacionar uma Ferrari vermelha, impressionado ao ver a felicidade no semblante daquele individuo, ele fez duas perguntas: “O que você faz? Como você faz?” o dono da Ferrari respondeu disse que era corretor da Bolsa de Valores e que o segredo era ser bom com números e pessoas. A motivação tomou conta de Gardner, que coloca em sua mente que chegará lá um dia. Ele se inscreveu no programa de estágio não remunerado numa corretora de valores. E mesmo com todas as adversidades o obstinado Chris não desisti de conquistar seu objetivo.

As suas necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube, eram muito questionadas porque ele não poderia ser feliz como todo mundo, mas mesmo assim ele não reclamava da vida, no estagio era o menosprezado, pois sempre era solicitado para fazer algumas atividades extras para o seus superiores, como estacionar carro, pegar café, comprar lanche, etc. Mas apesar de tudo, a coisa mais importante para Gardner é o filho Christopher, em uma das cenas ele jogava basquete com seu filho, uma preciosa lição de vida, quando ele fala para o filho desistir do sonho de ser um campeão algum dia, e ao perceber o desanimo do garoto, lhe dá uma bronca, explicando que ele não deve jamais deixar os outros – inclusive o próprio pai – colocá-lo para baixo, repetir que ele não é capaz de algo. Quando as necessidades sociais estão suficientemente satisfeitas, o que era o caso de Chris, devido ao grande amor do filho, ele passou a ter colegas de trabalho e momentos de lazer. Ele tornou-se resistente, pois esse afeto o deixa bastante motivado no seu comportamento humano.

Mas logo veio a sua necessidade de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros, face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos, pois Gardner tinha uma autoconfiança, de valor, de força, prestigio (ao qual ele buscava sempre), e muita capacidade de utilidade, ele tinha um grande interesse no papel que desempenhava no estagio, desta forma não parava nem para ir ao banheiro, pois procurava ganhar tempo nas suas atividades. Ele chamava a atenção de todos pela sua luta, perseverança, e uma intensa busca pela felicidade.

Depois de muita luta e persistência, Gardner alcança a necessidade de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: “que humanos pode ser, devem ser: devem ser verdadeiro para os seus próprios carácter!”. Gardner se destacou no estágio e conseguiu licença para operar oficialmente na bolsa. Percebemos que a busca pela felicidade foi apenas um pontapé inicial para a busca de uma compensação para suas perdas financeiras. A felicidade foi encontrada não na possibilidade de ganhar milhões, mas sim poder proporcionar uma vida de melhor qualidade para o seu filho.

É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

Como parte de aprendizado notamos que, força de vontade e persistência pode fazer toda a diferença. A mensagem do filme é bela, é uma mensagem de esperança, de liberdade, de valores pessoais e integridade. Mesmo sob uma situação mais desesperadora que se pode imaginar.


Filme inspirado na vida de Chris Gardner, um ex-vendedor de São Francisco. Hoje Chris Gardner é dono da Christopher Gardner International Holding, com sede em Chicago e sua fortuna é estimada em US$ 600 milhões. Ele comprou sua primeira Ferrari nos anos 90. Era um carro usado, mas o ex-dono era ninguém menos do que Michael Jordan, o maior gênio da história do basquetebol.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
NAS ORGANIZAÇÕES
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Os tempos mudaram e as empresas reconhecem hoje em dia que a gestão de pessoas é o principal desafio para o sucesso das organizações. E para gerir pessoas, é preciso ter em suas equipes, pessoas preparadas para lidar com os aspectos emocionais dos SERES HUMANOS. O psicólogo organizacional e do trabalho aplica princípios e métodos oriundos da psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e, por conseguinte, desenvolver também a organização (através das pessoas).

Entende-se então que a psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. É preciso perceber que, para trabalhar a relação do homem com seu próprio trabalho, com as pessoas, com as empresas, ele precisará adequar suas ferramentas.

NÍVEL DE LINGUAGEM OBSERVADO NO VÍDEO:
A língua é um código que serve ao homem para elaborar mensagens, para se comunicar. A língua funcional de modalidade culta, língua culta ou língua-padrão, que compreende a língua literária, tem po base a norma culta, forma linguística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade.

E é nesse contexto que no vídeo, observamos que os emissores através da oralidade descrevem o papel exercido por um profissional na área da psicologia falando sobre o relacionamento dos funcionários dentro de uma organização e a importância da psicologia dentro da organização.

Utilizando a linguagem culta, a Srª. Tânia, formada em Psicologia que atua na área de captação e treinamento, nos traz através de seu amplo conhecimento, a importância de conhecer o indivíduo e analisar seu comportamento externo e interno, visando alocá-lo na função que venha atender às suas expectativas como profissional. Deste modo, podemos observar que através de uma situação informal, com espontaneidade e objetividade, percebemos que as informações foram transmitidas com clareza. Observamos também que dentro de uma organização a linguagem culta, é a forma linguística mais usada em quase todas as organizações.

É nessa linguagem culta que nós também transmitimos as informações sobre a importância da Psicologia nas organizações, adquirindo conhecimento e aprendendo mais essa oralidade tão importante na nossa vida pessoal e profissional.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Piadas de bêbado culto e a riqueza
semântica de um político honesto.

Um político que estava em plena campanha chegou a uma cidadezinha, subiu em um caixote e começou seu discurso:

- Compatriotas, companheiros, amigos! Nos encontramos aqui convocados, reunidos ou ajuntados para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual é transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou ajunta, é minha postulação, aspiração ou candidatura à Prefeitura deste Município.
De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Escute aqui, por que o senhor utiliza sempre três palavras para dizer a mesma coisa?
O candidato responde:
- Pois veja, meu senhor: A primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como poetas, escritores, filósofos etc. A segunda é para pessoas com um nível cultural médio como o senhor e a maioria dos que estão aqui. E a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele bêbado ali jogado na esquina.
De imediato, o bêbado se levanta cambaleando e responde:
- Senhor postulante, aspirante ou candidato! (hic) O fato, circunstância ou razão de que me encontre (hic) em um estado etílico, bêbado ou mamado (hic) não implica, significa, ou quer dizer que meu nível (hic) cultural seja ínfimo, baixo ou ralé mesmo (hic). E com todo o respeito, estima ou carinho que o Sr. merece (hic) pode ir agrupando, reunindo ou ajuntando (hic), seus pertences, coisas ou bagulhos (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir diretinho (hic) à leviana da sua genitora, à mundana de sua mãe biológica ou à puta que o pariu!

sexta-feira, 15 de maio de 2009





ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS DA
SERASA COM BASE NA TEORIA DE HERZBERG
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Recentemente o GUIA VOCE/SA e EXAME, publicado pela editora Abril, divulgou o ranking das melhores empresas para trabalhar. Através do Guia é possível visualizar o desempenho das empresas selecionadas em todas as categorias avaliadas pela pesquisa, assim como seu perfil. Os dados publicados revelam a opinião dos funcionários e os números referentes às práticas da organização. Os critérios utilizados para essa avaliação são: ESTRATÉGIA E GESTÃO, LIDERANÇA, CIDADANIA EMPRESARIAL E POLITICAS E PRÁTICAS.

Entre as empresas relacionadas, falaremos um pouco sobre o que levou a SERASA encontrar-se no ranking entre as 10 primeiras colocadas.

A SERASA, uma das maiores empresas do mundo em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, atua com completa cobertura nacional e internacional, por meio de acordos com as principais empresas de informações de todos os continentes. Ela é uma empresa que atualmente conta com 384 executivos, 2456 funcionários sendo 49% dos funcionários homens e 51% de mulheres com idade média de 33 anos, os funcionários tem boa estabilidade profissional que dura em média 11 anos.

As grandes conquistas da SERASA têm como maior responsável a área de RH (Recursos Humanos). A Política da organização é oferecer condições e conforto para o cargo de cada ocupante. Os profissionais se sentem seguros nos cargos que exercem. A empresa sugere enriquecimento das tarefas com desafios que consistem em ampliar atividades e responsabilidades individuais, promoções e oportunidades ao crescimento dentro da gestão. Os funcionários têm liberdade de comunicação com supervisor, eles acabam motivando a auto-realização no trabalho e aumentado produtividade da Gestão.

De acordo com Frederick Herzberg o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Motivação essa que resulta em dois fatores, os Fatores Higiênicos e os Fatores Motivacionais. Esses fatores influenciam no desempenho aos que se relacionam ao conteúdo e os que se relacionam ao contexto do trabalho, pois em geral, as pessoas mostram-se satisfeitas com os fatores intrínsecos e insatisfeitos com os fatores extrínsecos.

Os FATORES HIGIÊNICOS são os fatores localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham o seu trabalho. Essas condições são administradas e decididas pela empresa, e estão fora do controle das pessoas. Os fatores Higiênicos identificados na SERASA podem ser assim relacionados:
- O Salário
- Os benefícios sociais como a previdência privada.
- Premiação pelo desempenho individual.
- A participação nos lucros.
- Condições físicas e ambientais de trabalho.
- A empresa promove caminhada semanais, ginástica laboral.
- Tem ambulatório na sede e recentemente abriu o leque para novas terapias como: massagem, fonaudiologia, atendimento psicológico, nutricionista e dentista.

Os FATORES MOTIVACIONAIS estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Estão sob o controle do individuo. Estes estudos foram estudados e idealizados por Frederick Herzberg, pois faz parte do cotidiano da empresa e estão visíveis e bem localizados nas condições das quais elas desempenham seu trabalho. Seguindo esse contexto, identificamos os seguintes fatores Motivacionais.
- Possibilidade de trilhar uma carreira profissional
- Cursos de idiomas, graduação, pós e MBA.

A SERASA procura ao máximo evitar a insatisfação dos empregados, pois a empresa se preocupa com o crescimento individual, capacitação cultural e principalmente com a qualidade de vida de seus funcionários. Mas apesar de todas as vantagens oferecidas, ainda existem restrições dos funcionários quanto ao espaço físico da empresa. Os funcionários também lutam pelo beneficio do vale-alimentação e horário flexível.

A SERASA é um exemplo de organização que tem gestores capazes de identificar e atender as necessidades de seus comandados, visando manter o grau de satisfação, melhorando o desenvolvimento das tarefas e buscando superar as metas estabelecidas, mantendo a empresa em grande nível de visibilidade profissional.