quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Quais suas implicações para a prática da administração?

A ênfase na racionalidade das ações pode deixar pontos de fragilidade, pois existem variáveis ou aspectos que não podem ser antecipados, assim como alguns conflitos externos e internos que a racionalidade não consegue solucionar face sua natureza contraditória, o meio ambiente se torna fator principal para as tomadas de decisão quanto ao modelo contingencial a ser utilizado, orgânica ou macanicista, ou mesmo as duas ao mesmo tempo.

http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/959928



O que é contingência estrutural afinal?

A Contingência Estrutural é considerada uma abordagem oposta as Teorias Classicas e Humanistas, ela leva em consideração os fatores do meio em que a Organização está inserida, onde a tomada de decisão dos Administradores é preponderante para a definição da estrutura a ser utilizada, sendo que esta não tem um formato ideal ou definitivo.


http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2002000100004&script=sci_arttext


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Até que ponto nós, administradores, somos livres para modelar os sistemas oganizacionais sob nossa responsabilidade?

Considerando o conceito de Sistema Organizacional, o qual possui uma relação dinâmica, e que as estruturas organizacionais não possuem forma acabada e perfeita, necessitando adaptar-se as mudanças de ambientes e cenários, bem como as influências de variáveis como: estratégias , o ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes. Outro fator preponderante é o cenário de contingência que exige dinamismo nas tomadas de decisão. Com isso existem dois modelos de organizações, as mecanicistas e as orgânicas, para serem aplicadas conforme a necessidade de mercado.

Obtendo métodos e subsídios que melhorem o ambiente Organizacional e tendo como capacidade de cooperação, bem como mapeando o ambiente interno, dessa forma procura-se criar uma relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente, como também melhorando a rotina e apontando soluções para melhor se adequar a possívéis modelagens.

Enfim, os administradores nem sempre tem o poder de escolher qual sistema mais se adeque para a organização sob sua responsabilidade, levando em consideração todos os fatores ambientais, contingenciais, tecnológicos e estratégicos .

Fontes:

http://www.administradores.com.br/artigos/contingencias_x_estrutura_organizacional/11296

Agência Sebrae de noticias (www.sebrae.com.br)