quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Evolução dos Conceitos: Homem, Organização e Meio Ambiente

Enquanto ciência a administração estuda as necessidades sócio-técnicas da organização, seu conjunto de diretrizes, cultura, processos, recursos e capital, possibilitando a realização de seu negócio de forma estruturada, integrada e consolidada.

Na concepção sistêmica, a administração é entendida como um mecanismo estruturador e articulador de processos e recursos empresariais para a consecução dos resultados almejados.

Para um melhor entendimento Visualizem a tabela abaixo :
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Alg0RhCGIe7kdC03dXNwd1hvLXpFU1RlcXJUdExWcXc&hl=pt_BR

domingo, 27 de setembro de 2009

Empreender virou carreira.



 Eles são jovens. Eles são bem formados. Eles querem ser donos do próprio negócio. E essa é uma grande notícia para o país
Cada dia aumenta o percentual de jovens que ao se formarem querem obter o seu próprio negócio, brasileiros entre 18 e 24 anos destacam-se perante jovens de outros países. Nossos jovens estão na terceira posição do ranking do GEM.

Leia a matéria completa.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

VIDA DE INSETO


Ficha Técnica

Título Original: A Bug's Life

Gênero: Animação.

Tempo: 95min

Ano: 1998

Direção: Andrew Stanton e John Lasseter





SINOPSE

O filme se passa em torno de uma colônia de formigas que coleta mantimentos durante a primavera e o verão para comerem no inverno, tendo ainda que dar uma parte para os gafanhotos. Flick, uma formiga atrapalhada, derruba todo o suprimento que eles haviam juntado. Quando os gafanhotos vêm buscar a parte deles ficam enfurecidos e ameaçam matar todas as formigas se elas não juntarem mais mantimentos para eles.

Flick é uma formiga cheia de ideias que, em nome dos" insetos oprimidos de todo o mundo", precisa contratar guerreiros para defender sua colônia do ataque dos gafanhotos liderado por Hopper. Mas quando descobrem que o exercito de insetos é na verdade um fracasso grupo de atores de um circo de pulgas, o cenário está armado para divertidas confusões...


No filme Vida de Insetos evidenciamos os dois modelos de organização que são : A Mecânica e a Orgânica

Mecânica : A organização do trabalho na estrutura mecanicista é feita em cima de tarefas. Não existe comprometimento com o todo, o trabalho é individual (um faz e passa para o outro) e sujeito a rígidos horários. As pessoas são especialistas que cumprem um planejamento pré-fixado, não sendo possível nenhuma mobilidade. Na organização mecânica a cooperação é extrínseca e o trabalho é agregado por transformação.


Orgânica : Os princípios do modelo orgânico foram se formando ao se constatar inicialmente que os empregados trabalham melhor quando se sentem motivados. Para tanto, as pessoas precisam ter suas necessidades pessoais satisfeitas. Várias teorias nasceram então para compreender quais eram as necessidades e o que as organizações deveriam fazer para satisfazê-las.
As estruturas das organizações orgânicas são informais, fluídas, e em constante mudança para identificar e desenvolver reações a novos problemas e oportunidades. Autoridade e responsabilidade se modificam de uma situação para a outra, grupos são estabelecidos, completam seu trabalho e são desfeitos. Um simples funcionário, por exemplo, pode pertencer a diversos times temporários ao mesmo tempo. Em organizações orgânicas existe uma ênfase menor em cargos superiores e subordinados, e maior na difusão da iniciativa. Cargos, tarefas e responsabilidades, limites verticais de hierarquia para a tomada de decisões, comunicação, coordenação e controle não são limitados de forma rígida. Relações e interações entre pessoas e unidades mudam continuamente, e gerentes e outros funcionários devem refletir quais relações e interações serão mais eficazes para cada problema ou oportunidade em particular.

Observamos com muita clareza características de ambas, tais como:

Mecânica


- Especialização do Trabalho/Padronização das Tarefas : Onde cada formiga desempenha só uma função,sendo treinada para executar somente otrabalho ao qual foi designada e seguindo rigorosamente a tarefa que lhe é atribuida não podendo assim ser pro ativa, isso é evidenciado na cena em que a folha cai.

- Autoridade Centralizada /Hierarquia Reforçada / Controle Burocrático/Símbolo de Status e Poder : Na figura da formiga rainha, no qual o controle é totalmente exercido pela autoridade superior sobre os operários, não aceitando opiniões da base, havendo resistência à mudança, conforme pode ser observado na cena abaixo:

Orgânica

- Descentralização e Autonomia:
Quando Flik, espontaneamente, desvincula-se do formigueiro e decide partir em busca de solução

- Papéis Complexos Redefinidos Continuamente / Poucos Controles Burocráticos :
Imprevistos surgiram, porém em cada situação foi evidenciada a habilidade de cada um, atuando instintivamente de acordo com o estímulo externo, essa característica está bem clara na cena abaixo :


(autonomia e trabalho em equipe)



(falta de iniciativa)