quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Maximização dos lucros nas empresas

Maximização do lucro parte da equação contábil tradicional de que o lucro é resultante das receitas menos as despesas de um período sendo aderente à gestão de curto prazo e pode ocasionar dissociações de interesses dos administradores da empresa e seus acionistas à visão de curto prazo, mas não permite uma gestão baseada no longo prazo, razão por que gestões de aumento de lucro no curto prazo podem estar em desacordo com as intenções gerais dos proprietários da empresa.


Para um melhor entendimento fizemos uma análise da maximização dos lucros em duas  empresas que são grandes concorrentes  no segmento de vestuário.

Guararapes Confecções S/A

Connhecida hoje  como Lojas Riachuelo, teve início em 1947quando Nevaldo Rocha abriu sua primeira loja de roupas chamada "A Capital", em Natal (RN). Quatro anos depois, a empresa implantou uma pequena confecção em Recife (PE) e adquiriu vários pontos de venda, em um momento em que o mercado de roupas no nordeste começava a se desenvolver.

Hoje o grupo Guararapes é um exemplo de estabilidade e solidez no mercado. Representa a maior confecção de vestuário da América Latina, com uma produção de quase 200.000 peças por dia, que são totalmente comercializadas pela Riachuelo. Além da Riachuelo, o grupo é proprietário do Shopping Midway Mall, inaugurado em abril de 2005 em Natal (RN) e da Midway Financeira.


Marisa S/A

Sob o comando do fundador da Marisa S.A., Bernardo Goldfarb, a Companhia abriu sua primeira loja, a Marisa Bolsas, em 1948, a qual foi, aos poucos, conquistando o público consumidor feminino. Com o intuito de ampliar as oportunidades da Marisa, em 1950, por meio de seu pioneirismo no segmento de varejo voltado ao público feminino a Companhia acredita ter criado a primeira “ponta de estoque” conhecida no Brasil: a Marisa Malhas.

Em seguida começou a utilizar  o nome  Marisa para suas lojas com a filosofia de oferecer às mulheres roupas de qualidade por um preço atrativo, a Marisa teve um desenvolvimento gradativo e planejado e se tornou nacionalmente reconhecida como uma rede de lojas de moda feminina e moda íntima feminina.


Através dos gráficos abaixo é possível identificar a maximização do lucro nas empresas citadas pelos tópicos análisados:


















 Conforme os gráficos acima, constatou-se que houve um acréscimo( maximização dos lucros) de 3,33% no período de 2006 a 2008 na empresa Guararapes, enquanto na empresa Marisa por não ter nenhuma movimentação no período de 2006 a 2007 obteve somente o resultado do ano 2007 e 2008 de 15,8%.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Administrador de Sucesso na Idade Contemporânea


Roberto Luiz Justus está entre os principais empresários da comunicação do Brasil. Em 27 anos, sempre à frente de agências que produziram campanhas memoráveis, revelou inúmeros talentos criativos e entrou para a história da publicidade brasileira, a qual desfruta grande respeito internacional.

Empreendedor nato, Justus iniciou sua carreira na área de comunicação em 1981, como sócio da Fischer, Justus Comunicação. Depois de 17 anos, deixou a sociedade para fundar sua própria agência, a Newcomm Comunicação Integrada, considerada um dos grandes cases de comunicação do País. Em apenas 10 anos, a agência transformou-se em um forte grupo de comunicação, conquistou alguns dos maiores anunciantes do País e registrou um aumento extraordinário em seu faturamento, tornando-se líder de mercado nos últimos seis anos. Durante esse período, o empresário também se tornou sócio de duas grandes redes de publicidade internacional. A primeira associação foi com a norte-americana Bates Worldwide, um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Essa operação deu origem à razão social Grupo NewcommBates. Em meados de 2003, o Grupo que detinha a Bates Worldwide, foi adquirido pelo multinacional inglês Grupo WPP. Com isso, no início de 2004, Justus tornou-se sócio do maior grupo de comunicação do mundo, formando o Grupo Newcomm, primeira holding mista da história da propaganda brasileira em regime de gestão compartilhada.

A área de administração está intimamente ligada às transformações do mundo contemporâneo. Com as inovações tecnológicas e as mudanças nas formas de gestão das organizações, o administrador precisa ter capacidade de se adaptar. Entre as habilidades exigidas do administrador contemporâneo também destaca-se a capacidade de tomar decisões certas, com base na consciência das conseqüências de cada decisão, levando em consideração seu grau de risco. Além disso, o planejamento estratégico (visão de futuro para a organização), gerenciamento de conflitos, trabalho em equipe (gestão de pessoas) e resolução de problemas devem ser atividades bem realizadas para quem deseja o sucesso no campo da administração. O desafio é conciliar as orientações da administração tradicional com as rápidas transformações do mundo dos negócios.



sábado, 21 de novembro de 2009

Identificação das competências emocionais do Administrador

Competência Emocional, "é uma capacidade adquirida, baseada na inteligência emocional, que resulta num desempenho destacado no trabalho".


 A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor).


 Entrevista com um profissional que atua na área de Administração


Entrevistador : O que as empresas esperam de seus funcionários ?  
Entrevistado : Que sejam mais que especialistas em determinada função, mas que tenham a capacidade de lidar com pessoas e situação diversas.
Entrevistador : E para que o administrador tenha essa capacidade de lidar com pessoas e situações diversas e ser bem sucedido, o que é necessário ?  
Entrevistado : Ter Inteligência Emocional e desenvolver suas competências da forma sempre evolutiva e racional, esse é o caminho.
Entrevistador : E dentro do campo da Inteligência Emocional o que você acha extremamente necessário ?
Entrevistado : A inteligência Emocional envolve componentes interligados que para mim são de extrema valia, ou seja uma vez não tendo a capacidade de conhecer a si mesmo (Auto-percepção), de motivar a si mesmo (Auto-motivação) e de gerir suas próprias emoções (Auto- Controle) e não ter habilidade de comunicação e práticas sociais (Empatia), relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe (Práticas Sociais), procurando identificar seus pontos fortes e fracos relacionados à Inteligência Emocional e desenvolvê-las da melhor forma possível, faz com que o indivíduo se capacite para trilhar um caminho de sucesso .