sexta-feira, 22 de maio de 2009

ANALISE DO FILME

"À PROCURA DA FELICIDADE"

BASEADO NA TEORIA DE MASLOW

Sinopse: Em À PROCURA DA FELICIDADE, (The Pursuit of Happyness), Chris Gardner (Will Smith), relata uma emocionante história de um homem lutando pela sobrevivência. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela relutantemente decide partir. Gardner, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor.

O Comportamento humano é determinado por circunstâncias que muitas vezes escapam ao próprio entendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos. Para explicar o comportamento organizacional, a teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. E para entender como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. E com base nestes estudos, Maslow apresentou a Teoria da Motivação.

De acordo com Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na parte baixa da pirâmide estão às necessidades primárias (fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (auto- realização).

Baseado nestas informações, podemos visualizar essa teoria em forma de pirâmide e abordaremos melhor este assunto analisando o filme “A PROCURA DA FELICIDADE”, que se enquadra perfeitamente a teoria de Maslow.

Primeiramente, identificamos às necessidades fisiológicas, que é o nível mais baixo de todas as necessidades humanas. Neste nível encontram-se as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), do desejo sexual, etc. Essas necessidades faltavam para Gardner, pois observamos no inicio do filme que ele se vê em um verdadeiro abismo e não encontra solução imediata que resolva a sua crise financeira. Diante desta situação, sua mulher o abandona e deixa a responsabilidade de criar o filho inteiramente com ele. Em seguida vem à necessidade abrigo, situação que ocorre quando Gardner chega ao ponto de dormir em albergues, banheiros públicos, tendo em todo momento a companhia do seu pequeno filho, que o motivava a persistir com seu sonho de melhorar a situação em que se encontrava. Gardner chegou ao fundo do poço. Não tinha suas necessidades básicas atendidas e qualquer estímulo que se lhe fosse oferecido agiria sobre a sua motivação.

Logo em seguida vem a necessidade de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida. Gardner busca quando se vê na falta da necessidade fisiológica e dá uma melhor condição para o seu filho. A oportunidade surgiu quando Gardner observou um sujeito procurando vaga para estacionar uma Ferrari vermelha, impressionado ao ver a felicidade no semblante daquele individuo, ele fez duas perguntas: “O que você faz? Como você faz?” o dono da Ferrari respondeu disse que era corretor da Bolsa de Valores e que o segredo era ser bom com números e pessoas. A motivação tomou conta de Gardner, que coloca em sua mente que chegará lá um dia. Ele se inscreveu no programa de estágio não remunerado numa corretora de valores. E mesmo com todas as adversidades o obstinado Chris não desisti de conquistar seu objetivo.

As suas necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube, eram muito questionadas porque ele não poderia ser feliz como todo mundo, mas mesmo assim ele não reclamava da vida, no estagio era o menosprezado, pois sempre era solicitado para fazer algumas atividades extras para o seus superiores, como estacionar carro, pegar café, comprar lanche, etc. Mas apesar de tudo, a coisa mais importante para Gardner é o filho Christopher, em uma das cenas ele jogava basquete com seu filho, uma preciosa lição de vida, quando ele fala para o filho desistir do sonho de ser um campeão algum dia, e ao perceber o desanimo do garoto, lhe dá uma bronca, explicando que ele não deve jamais deixar os outros – inclusive o próprio pai – colocá-lo para baixo, repetir que ele não é capaz de algo. Quando as necessidades sociais estão suficientemente satisfeitas, o que era o caso de Chris, devido ao grande amor do filho, ele passou a ter colegas de trabalho e momentos de lazer. Ele tornou-se resistente, pois esse afeto o deixa bastante motivado no seu comportamento humano.

Mas logo veio a sua necessidade de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros, face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos, pois Gardner tinha uma autoconfiança, de valor, de força, prestigio (ao qual ele buscava sempre), e muita capacidade de utilidade, ele tinha um grande interesse no papel que desempenhava no estagio, desta forma não parava nem para ir ao banheiro, pois procurava ganhar tempo nas suas atividades. Ele chamava a atenção de todos pela sua luta, perseverança, e uma intensa busca pela felicidade.

Depois de muita luta e persistência, Gardner alcança a necessidade de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: “que humanos pode ser, devem ser: devem ser verdadeiro para os seus próprios carácter!”. Gardner se destacou no estágio e conseguiu licença para operar oficialmente na bolsa. Percebemos que a busca pela felicidade foi apenas um pontapé inicial para a busca de uma compensação para suas perdas financeiras. A felicidade foi encontrada não na possibilidade de ganhar milhões, mas sim poder proporcionar uma vida de melhor qualidade para o seu filho.

É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

Como parte de aprendizado notamos que, força de vontade e persistência pode fazer toda a diferença. A mensagem do filme é bela, é uma mensagem de esperança, de liberdade, de valores pessoais e integridade. Mesmo sob uma situação mais desesperadora que se pode imaginar.


Filme inspirado na vida de Chris Gardner, um ex-vendedor de São Francisco. Hoje Chris Gardner é dono da Christopher Gardner International Holding, com sede em Chicago e sua fortuna é estimada em US$ 600 milhões. Ele comprou sua primeira Ferrari nos anos 90. Era um carro usado, mas o ex-dono era ninguém menos do que Michael Jordan, o maior gênio da história do basquetebol.

Um comentário:

  1. concerteza, estou me formando agora em administração geral e daqui alguns dias tenho que defender meu relatório sobre motivação, e uns dos temas que tenho que fala e nada mais que Abraham Maslow uns dos 1º percursores da motivação, ainda não assisti o filme, mas vou aprocura ainda hoje.
    valeu um grande abraços para todos.

    ResponderExcluir

A equipe Modelo de Gestão desenvolveu o Blog com a intenção de acrescentar conhecimentos aos nossos visitantes. Esperamos ter alcançado nosso objetivo. Agradeçemos sua visita.