quinta-feira, 21 de maio de 2009

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
NAS ORGANIZAÇÕES
--------------------------------------------------------
Os tempos mudaram e as empresas reconhecem hoje em dia que a gestão de pessoas é o principal desafio para o sucesso das organizações. E para gerir pessoas, é preciso ter em suas equipes, pessoas preparadas para lidar com os aspectos emocionais dos SERES HUMANOS. O psicólogo organizacional e do trabalho aplica princípios e métodos oriundos da psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e, por conseguinte, desenvolver também a organização (através das pessoas).

Entende-se então que a psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. É preciso perceber que, para trabalhar a relação do homem com seu próprio trabalho, com as pessoas, com as empresas, ele precisará adequar suas ferramentas.

NÍVEL DE LINGUAGEM OBSERVADO NO VÍDEO:
A língua é um código que serve ao homem para elaborar mensagens, para se comunicar. A língua funcional de modalidade culta, língua culta ou língua-padrão, que compreende a língua literária, tem po base a norma culta, forma linguística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade.

E é nesse contexto que no vídeo, observamos que os emissores através da oralidade descrevem o papel exercido por um profissional na área da psicologia falando sobre o relacionamento dos funcionários dentro de uma organização e a importância da psicologia dentro da organização.

Utilizando a linguagem culta, a Srª. Tânia, formada em Psicologia que atua na área de captação e treinamento, nos traz através de seu amplo conhecimento, a importância de conhecer o indivíduo e analisar seu comportamento externo e interno, visando alocá-lo na função que venha atender às suas expectativas como profissional. Deste modo, podemos observar que através de uma situação informal, com espontaneidade e objetividade, percebemos que as informações foram transmitidas com clareza. Observamos também que dentro de uma organização a linguagem culta, é a forma linguística mais usada em quase todas as organizações.

É nessa linguagem culta que nós também transmitimos as informações sobre a importância da Psicologia nas organizações, adquirindo conhecimento e aprendendo mais essa oralidade tão importante na nossa vida pessoal e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe Modelo de Gestão desenvolveu o Blog com a intenção de acrescentar conhecimentos aos nossos visitantes. Esperamos ter alcançado nosso objetivo. Agradeçemos sua visita.