sábado, 21 de novembro de 2009

Identificação das competências emocionais do Administrador

Competência Emocional, "é uma capacidade adquirida, baseada na inteligência emocional, que resulta num desempenho destacado no trabalho".


 A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor).


 Entrevista com um profissional que atua na área de Administração


Entrevistador : O que as empresas esperam de seus funcionários ?  
Entrevistado : Que sejam mais que especialistas em determinada função, mas que tenham a capacidade de lidar com pessoas e situação diversas.
Entrevistador : E para que o administrador tenha essa capacidade de lidar com pessoas e situações diversas e ser bem sucedido, o que é necessário ?  
Entrevistado : Ter Inteligência Emocional e desenvolver suas competências da forma sempre evolutiva e racional, esse é o caminho.
Entrevistador : E dentro do campo da Inteligência Emocional o que você acha extremamente necessário ?
Entrevistado : A inteligência Emocional envolve componentes interligados que para mim são de extrema valia, ou seja uma vez não tendo a capacidade de conhecer a si mesmo (Auto-percepção), de motivar a si mesmo (Auto-motivação) e de gerir suas próprias emoções (Auto- Controle) e não ter habilidade de comunicação e práticas sociais (Empatia), relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe (Práticas Sociais), procurando identificar seus pontos fortes e fracos relacionados à Inteligência Emocional e desenvolvê-las da melhor forma possível, faz com que o indivíduo se capacite para trilhar um caminho de sucesso .




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe Modelo de Gestão desenvolveu o Blog com a intenção de acrescentar conhecimentos aos nossos visitantes. Esperamos ter alcançado nosso objetivo. Agradeçemos sua visita.