sábado, 21 de março de 2009













ENSINO À DISTÂNCIA


As últimas décadas do séc. XX constituíram-se em um período de grandes transformações, com inúmeras alterações políticas e econômicas na sociedade mundial, acompanhadas do surgimento de diversas inovações tecnológicas que possibilitaram a universalização da informação e permitiram saber, quase que instantaneamente, o que se passa em qualquer ponto da superfície do planeta através da velocidade na troca de informações.

Com a escassez do tempo útil, a população ativa mundial busca cada vez mais meios de obter flexibilidade em sua rotina. Daí surge no mercado à opção de Educação à Distância, que se tornou uma realidade cada vez mais presente e que evolui de forma irreversível. Um método de ensino, onde o professor e aluno então, na maioria das vezes, interligados apenas por meios tecnológicos interativos, e tem como um dos objetivos principais, oferecer mobilidade e praticidade. Pode-se dizer que essa pratica, mostrou diferenças significativas no modelo educacional, ou seja, o ensino presencial formal, fechado em quatro paredes, passou a ser completamente virtual.

É notório o desenvolvimento deste processo visto que muitas instituições de ensino, além de empresas particulares e gorvenamentais, estão substituindo o conservador método presencial pelas aulas ministradas à distância. Isso se dá, devido ao avanço demasiado da tecnologia, que possibilita a transmissão de informações através da TV, do rádio, do correio e principalmente pela internet, hoje em dia o meio mais utilizado para a comunicação.

Uma das grandes possibilidades que existe nesta forma de educação a distancia, é o equilíbrio que ele proporciona entre as necessidades e habilidades individuais e coletivas do aluno. Também permite a conciliação entre as atividades cotidianas e o acompanhamento das aulas. Mas não se pode negar que o principal atrativo do curso é o custo relativamente inferior, se comparado ao custo de um curso convencional e isso faz diminuir gradativamente as barreiras de acesso.

Por outro lado, a falta de interação entre o aluno e o professor empobrece diretamente a troca de experiências. Mesmo com a disponibilidade do e-mail, nem sempre o professor tem como esclarecer alguns questionamentos que são considerados de imediato. Através disso, ao mesmo tempo em que cresce o numero de estudantes matriculados, crescem também o índice de desistência, por não estarem acostumados a falta da presença física do instrutor.

As Organizações estão valorizando cada vez mais a utilização das tecnologias de informação e comunicação no meio corporativo, para eficácia do aprendizado e para geração de idéias e soluções criativas. Estas habilidades e competências são muito valorizadas e necessárias na atualidade tanto no campo profissional como no social. O ensino a distância no ramo do varejo, por exemplo, aborda temas importantes para o varejista se diferenciar e crescer no mercado. São mais de 70 cursos divididos por módulos: básico, intermediários e avançado – nas áreas de Finanças, Marketing, operação de loja, Recursos Humanos, informática e logística.

Analisado todos os assuntos abordados, entendemos que a educação a distancia não é um “FAST-FOOD” em que o aluno se serve de algo e pronto. É uma pratica que permite o equilíbrio entre a necessidade e habilidades individuais. Assim, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer duvidas e deduzir pelo raciocínio os resultados. O aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo participa da disciplina. Vimos também que há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade e de motivação das pessoas. A grande maioria da população não tem acesso ao avanço tecnológico o que dificulta a expansão do Ensino a Distância nas classes menos favorecidas.

A Educação à distância não é uma maneira mais rápida de ascensão profissional e ou social, mais, sim uma maneira mais flexível de estudar, onde o aluno faz o seu tempo, de acordo com suas necessidades. Segundo estatísticas haverá nos próximos três anos um crescimento para atender a demanda com grande emprenho no desenvolvimento de formação e qualificação de pessoas.

Para dar maior ênfase ao assunto, assista agora uma entrevista com o Secretário de Educação à Distância do MEC, Sr. Carlos Eduardo Bielshowsky no dia 24/07/2005.

3 comentários:

  1. Meus caros.
    Acredito que com a necessidade de produzir cada vez mais, o individuo, vem tornando-se cada vez mais individualista. Nesse caso, a proposta da EAD, caí como uma luva. Mais ai, paço a preocupar-me com a tal qualidade. Vivêncio tal proposta. Quero acreditar que sem apresença e empatia do educador, o educando possa caminhar sem dificuldades. Caso isso não aconteça, vamos ser mais amisgos entre quatro paredes e alousa.

    Robson Dy Corrêa - Teatrologo e Cineasta
    Salvador/Bahia/Brasil....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/4/09 16:36

    OLHA SÓ PESSOAL, MUITO LEGAL O BLOG DE VCS, EU FAÇO ADM EAD NA COC E ACHO INTERESSANTE AS INSTITUIÇÕES ESTAREM ABORDANDO ESSE TEMA, POIS AINDA GERA MUITAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO MODO EAD NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, ADOREI O VIDEO..PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. Meus nobres colegas acadêmicos,

    Achei, muito interessante essa abordagem e a forma que foi conduzida esse assunto que está tão relevante atualmente....Parabéns pela iniciativa, bem como pelo teor da matéria.

    ResponderExcluir

A equipe Modelo de Gestão desenvolveu o Blog com a intenção de acrescentar conhecimentos aos nossos visitantes. Esperamos ter alcançado nosso objetivo. Agradeçemos sua visita.