segunda-feira, 23 de março de 2009


AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES

A equipe Modelo de Gestão tem como objetivo mostrar e identificar conceitos essenciais relacionados à vida organizacional, de modo a lhe fornecer beneficio ao entendimento, vizualizando que a inter-relação existente entre organizações X pessoas é a importância das estratégias de recursos humanos como instrumento de melhoria continua aos processos organizacionais. Mostraremos essas definições em três aspectos: Estrutura, Tecnologia e Comportamento, que mostram a forma de analisar, criar, organizar, interagir, compreender e dirigir as pessoas e as organizações.

sábado, 21 de março de 2009













ENSINO À DISTÂNCIA


As últimas décadas do séc. XX constituíram-se em um período de grandes transformações, com inúmeras alterações políticas e econômicas na sociedade mundial, acompanhadas do surgimento de diversas inovações tecnológicas que possibilitaram a universalização da informação e permitiram saber, quase que instantaneamente, o que se passa em qualquer ponto da superfície do planeta através da velocidade na troca de informações.

Com a escassez do tempo útil, a população ativa mundial busca cada vez mais meios de obter flexibilidade em sua rotina. Daí surge no mercado à opção de Educação à Distância, que se tornou uma realidade cada vez mais presente e que evolui de forma irreversível. Um método de ensino, onde o professor e aluno então, na maioria das vezes, interligados apenas por meios tecnológicos interativos, e tem como um dos objetivos principais, oferecer mobilidade e praticidade. Pode-se dizer que essa pratica, mostrou diferenças significativas no modelo educacional, ou seja, o ensino presencial formal, fechado em quatro paredes, passou a ser completamente virtual.

É notório o desenvolvimento deste processo visto que muitas instituições de ensino, além de empresas particulares e gorvenamentais, estão substituindo o conservador método presencial pelas aulas ministradas à distância. Isso se dá, devido ao avanço demasiado da tecnologia, que possibilita a transmissão de informações através da TV, do rádio, do correio e principalmente pela internet, hoje em dia o meio mais utilizado para a comunicação.

Uma das grandes possibilidades que existe nesta forma de educação a distancia, é o equilíbrio que ele proporciona entre as necessidades e habilidades individuais e coletivas do aluno. Também permite a conciliação entre as atividades cotidianas e o acompanhamento das aulas. Mas não se pode negar que o principal atrativo do curso é o custo relativamente inferior, se comparado ao custo de um curso convencional e isso faz diminuir gradativamente as barreiras de acesso.

Por outro lado, a falta de interação entre o aluno e o professor empobrece diretamente a troca de experiências. Mesmo com a disponibilidade do e-mail, nem sempre o professor tem como esclarecer alguns questionamentos que são considerados de imediato. Através disso, ao mesmo tempo em que cresce o numero de estudantes matriculados, crescem também o índice de desistência, por não estarem acostumados a falta da presença física do instrutor.

As Organizações estão valorizando cada vez mais a utilização das tecnologias de informação e comunicação no meio corporativo, para eficácia do aprendizado e para geração de idéias e soluções criativas. Estas habilidades e competências são muito valorizadas e necessárias na atualidade tanto no campo profissional como no social. O ensino a distância no ramo do varejo, por exemplo, aborda temas importantes para o varejista se diferenciar e crescer no mercado. São mais de 70 cursos divididos por módulos: básico, intermediários e avançado – nas áreas de Finanças, Marketing, operação de loja, Recursos Humanos, informática e logística.

Analisado todos os assuntos abordados, entendemos que a educação a distancia não é um “FAST-FOOD” em que o aluno se serve de algo e pronto. É uma pratica que permite o equilíbrio entre a necessidade e habilidades individuais. Assim, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer duvidas e deduzir pelo raciocínio os resultados. O aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo participa da disciplina. Vimos também que há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade e de motivação das pessoas. A grande maioria da população não tem acesso ao avanço tecnológico o que dificulta a expansão do Ensino a Distância nas classes menos favorecidas.

A Educação à distância não é uma maneira mais rápida de ascensão profissional e ou social, mais, sim uma maneira mais flexível de estudar, onde o aluno faz o seu tempo, de acordo com suas necessidades. Segundo estatísticas haverá nos próximos três anos um crescimento para atender a demanda com grande emprenho no desenvolvimento de formação e qualificação de pessoas.

Para dar maior ênfase ao assunto, assista agora uma entrevista com o Secretário de Educação à Distância do MEC, Sr. Carlos Eduardo Bielshowsky no dia 24/07/2005.

sexta-feira, 20 de março de 2009



Sinopse: Com a distribuição da DreamWorks e direção de Steve Hickner e Simon J. Smith, o filme Bee Movie conta a história de Barry B. Benson a simpática abelhinha, que se formou recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá contribuir com a produção do mel. Dotado de uma coragem, aparentemente incomum em sua colméia, Barry não aceita sua vidinha em preto e amarelo. Inconformado em dar continuidade à vida no mesmo local onde nascera, crescera, estudara e onde teria que trabalhar até o fim de seus dias, decidiu ir junto com os Ases do Pólen para visitar um mundo até então desconhecido. Desta forma, ele se aventura fora da colméia. É quando conhece Vanessa Bloome, uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém, Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que deixa ele profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.


ANALISE COMPARATIVA:

O filme BEE MOVIE conta a história da vida das abelhas em uma colméia toda automatizada. As abelhas são bem conhecidas por serem insetos extremamente organizados, especialmente na produção do mel. O filme se passa dentro da colméia chamada COLMÉIA CITY, uma colméia muito organizada, onde tudo gira em torno da produção do mel. Na Colméia City, existe a Indústrias Melcon, uma fabrica que é responsável por toda a produção do mel na colméia e tem como objetivo melhorar cada aspecto na vida das abelhas.
A Indústria Melcon é uma organização com muita tecnologia e bons equipamentos, uma linha de produção fantástica, onde tudo funciona com bastante eficiência e que traz resultados eficazes. Na fábrica os funcionários trabalham em perfeita harmonia e com prazer em desenvolver suas atividades, visando sempre atender as expectativas da empresa. A empresa investe em tecnologia, desenvolvendo equipamentos eficazes, visando: maior produtividade, evitar desperdícios e dar mais segurança aos seus funcionários. Ela tem uma fórmula ultra-secreta, que tem a cor corrigida, aroma calibrado e bolhas removidas para transformar no mel.

A Colméia era a realidade de todos (emprego fixo, previsível). Todas as abelhas, por terem atividades fixas, tinham condições favoráveis e a empresa sempre estava estudando meios de dar mais segurança aos seus funcionários. Todos tinham suas funções específicas, obedeciam rigorosamente o regulamento da empresa e principalmente os seus superiores.

O planejamento de toda a produção do mel era feito a partir do momento em que a Equipe dos Ases do Pólen saia em busca da matéria-prima. Os Ases do Pólen é uma equipe especial que utilizavam roupas e equipamentos especiais e funcionavam como uma espécie de Força aérea das abelhas. O grupo saia em busca do néctar, a matéria-prima utilizada na produção do mel. Eles planejavam o local a ser explorado na busca do que precisavam e se comunicavam constantemente visando alcançar o objetivo. Antes de partir eles recebiam informações sobre todos os imprevistos que poderiam acontecer. As máquinas e funcionários ficavam preparados aguardando a chegada do néctar, e todas as tarefas eram divididas em etapas desde a chegada do néctar até a conclusão final do produto, o mel.

As abelhas tinham como uma das principais regras nunca falar com os humanos e este fato é lembrado ao grupo antes de saírem para buscar o néctar. Ao sair da colméia, Barry se perde do bando e conhece a florista Vanessa. Barry quebra a regra e ao falar com os humanos conhece novidades que ocorrem em outro mundo, e fica revoltado ao ver que seus amigos, depois de tanto trabalho para produzir o mel, consentem que ele seja vendido tão banalmente nos supermercados (Esse fato nos mostra que quebrar regras, muitas vezes, ajuda-nos a descobrir novos horizontes e esclarece quanto somos manipulados pelas imposições da sociedade). Daí decide sair à luta e resolve processar a humanidade e aqueles que exploram abelhas em fazendas. A decisão de Barry acaba gerando uma situação inesperada e ocasiona o fechamento da fábrica por falta de trabalho à executar. Mas na intenção de consertar seu erro, ele mostra seu grande espírito de liderança e ousadia, contando com ajuda das demais abelhas da colméia, ele consegue evitar um grande acidente e salva o avião e a carga que contém dentro dele, pois através desta carga (o pólen) as abelhas fazem voltar tudo ao normal e a fábrica voltar a funcionar. Ao final de toda essa aventura, o jovem Barry encontra sua verdadeira vocação profissional e longe da colméia se torna um Advogado.

Se analisarmos profundamente, este divertido filme nos mostra em vários trechos o real sentido da palavra organização. Nas indústrias Melcon, por exemplo, a linha de produção usada pode ser comparada ao fordismo, pois cada funcionário tem uma função escolhida por ele mesmo de acordo com suas habilidades e não poderia ser modificada com o passar do tempo. Constatamos uma forte ligação com a Teoria da Administração Científica (implantada e defendida por Frederick Taylor, 1856-1915), tinha como essência a padronização das atividades, adequação das tarefas com o funcionário, delegando responsabilidades de acordo a suas habilidades. O mais importante a ser observado é a grande sinergia existente entre as equipes, pois nenhuma delas desenvolveria bem suas atividades sem o devido suporte da outra, constituindo o sucesso operacional.


quarta-feira, 18 de março de 2009


O TERMINAL


O TERMINAL conta a história de Viktor Navorski, um cidadão da Europa Oriental que parte para uma viagem a Nova York ao mesmo tempo em que seu país sofre um terrível golpe. Ao chegar no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, com um passaporte de um lugar que teoricamente não existe mais, ele não obtém autorização para entrar nos Estados Unidos e passa a improvisar os seus dias e suas noites no saguão do terminal internacional, aguardando o fim do conflito em sua terra natal. À medida em que as semanas e meses vão passando, Viktor vai descobrindo que o pequeno universo do terminal é um mundo complexo e rico de absurdos, generosidade, ambição, diversão, status e até de romance. Só que o tempo já desgastou a receptividade do oficial Frank Dixon, que agora considera Viktor um problema burocrático que não pode controlar, mas que deseja desesperadamente apagar.


* Observações da Linguagem e Comunicação:


O filme O TERMINAL de Stevem Spielberg, é um filme que mostra explicitamente toda a importância da linguagem e da comunicação em nossas vidas. No início do filme, logo identificamos a dificuldade na comunicação verbal, pois o personagem principal, não consegue entender o código daquele país transmitido pelo Policial, Sr. Thurman, como mostra na cena Abaixo:

Em seguida apareceu logo outra dificuldade, ao escutar o hino do seu país (Krakozhia) tocando na televisão, que transmitia uma mensagem relativa à sua pátria, o mesmo ficou frustrado, pois percebeu que a notícia era em outro idioma. Na cena a seguir, você pode identificar que na ansiedade de saber o que estava ocorrendo em seu país, ele fica vendo as notícias que passam nos telejornais, mas devido a dificuldade que tem com o idioma, não consegue entender nem o áudio e nem as legendas que passam no rodapé da imagem na televisão. Então ele teve uma brilhante idéia de comprar dois guias turísticos, um com o seu código e um do país onde ele está, e assim poder comparar ambos os códigos e saber o que estava acontecendo no seu país.

Apesar de toda dificuldade encontrada no início em compreender as palavras, ele passou a utilizar a comunicação visual, através das sinalizações. Veremos agora uma cena em que o personagem tinha bastante habilidade ao desenvolver a sua linguagem não verbal, pois exemplos no filme não faltavam. Os gestos, as cores, o desenho, a mímica, os sinais luminosos e sonoros, etc.

Nesta cena você verá outra situação interessante, foi a inversão no entendimento da comunicação, quando um homem inconformado por não poder levar o remédio do seu pai e ainda não conseguia ser entendido pelo pessoal do terminal. Foi então que Victor o único que sabia o código daquele homem, fez a comunicação e resolveu o problema para ambas as partes.

Ao conseguir identificar melhor o código daquele país, ainda assim ele não entendia alguns significados de algumas palavras, como Égua Brava, esgana (engana), homem do miséria (homem miserável), etc.

O filme mostra claramente a dificuldade que as pessoas de outros países encontram para se comunicar em um país que não domina o idioma (o código). O filme é considerado como o retrato de uma situação baseada em fatos reais, é rico em detalhes como, por exemplo, a necessidade da utilização da comunicação oral, pois durante o filme Victor tenta fazer o máximo para sobreviver e consegue interagir de tanta forma que em meios a todos os problemas, ele ainda se tornou herói. O Terminal relata as dificuldades da realidade turística em diversos países que geralmente não apresentam recursos que facilitem a comunicação dos turistas que não dominam o seu código gerando assim situações de constrangimentos.