sexta-feira, 15 de maio de 2009





ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS DA
SERASA COM BASE NA TEORIA DE HERZBERG
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Recentemente o GUIA VOCE/SA e EXAME, publicado pela editora Abril, divulgou o ranking das melhores empresas para trabalhar. Através do Guia é possível visualizar o desempenho das empresas selecionadas em todas as categorias avaliadas pela pesquisa, assim como seu perfil. Os dados publicados revelam a opinião dos funcionários e os números referentes às práticas da organização. Os critérios utilizados para essa avaliação são: ESTRATÉGIA E GESTÃO, LIDERANÇA, CIDADANIA EMPRESARIAL E POLITICAS E PRÁTICAS.

Entre as empresas relacionadas, falaremos um pouco sobre o que levou a SERASA encontrar-se no ranking entre as 10 primeiras colocadas.

A SERASA, uma das maiores empresas do mundo em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, atua com completa cobertura nacional e internacional, por meio de acordos com as principais empresas de informações de todos os continentes. Ela é uma empresa que atualmente conta com 384 executivos, 2456 funcionários sendo 49% dos funcionários homens e 51% de mulheres com idade média de 33 anos, os funcionários tem boa estabilidade profissional que dura em média 11 anos.

As grandes conquistas da SERASA têm como maior responsável a área de RH (Recursos Humanos). A Política da organização é oferecer condições e conforto para o cargo de cada ocupante. Os profissionais se sentem seguros nos cargos que exercem. A empresa sugere enriquecimento das tarefas com desafios que consistem em ampliar atividades e responsabilidades individuais, promoções e oportunidades ao crescimento dentro da gestão. Os funcionários têm liberdade de comunicação com supervisor, eles acabam motivando a auto-realização no trabalho e aumentado produtividade da Gestão.

De acordo com Frederick Herzberg o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Motivação essa que resulta em dois fatores, os Fatores Higiênicos e os Fatores Motivacionais. Esses fatores influenciam no desempenho aos que se relacionam ao conteúdo e os que se relacionam ao contexto do trabalho, pois em geral, as pessoas mostram-se satisfeitas com os fatores intrínsecos e insatisfeitos com os fatores extrínsecos.

Os FATORES HIGIÊNICOS são os fatores localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham o seu trabalho. Essas condições são administradas e decididas pela empresa, e estão fora do controle das pessoas. Os fatores Higiênicos identificados na SERASA podem ser assim relacionados:
- O Salário
- Os benefícios sociais como a previdência privada.
- Premiação pelo desempenho individual.
- A participação nos lucros.
- Condições físicas e ambientais de trabalho.
- A empresa promove caminhada semanais, ginástica laboral.
- Tem ambulatório na sede e recentemente abriu o leque para novas terapias como: massagem, fonaudiologia, atendimento psicológico, nutricionista e dentista.

Os FATORES MOTIVACIONAIS estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Estão sob o controle do individuo. Estes estudos foram estudados e idealizados por Frederick Herzberg, pois faz parte do cotidiano da empresa e estão visíveis e bem localizados nas condições das quais elas desempenham seu trabalho. Seguindo esse contexto, identificamos os seguintes fatores Motivacionais.
- Possibilidade de trilhar uma carreira profissional
- Cursos de idiomas, graduação, pós e MBA.

A SERASA procura ao máximo evitar a insatisfação dos empregados, pois a empresa se preocupa com o crescimento individual, capacitação cultural e principalmente com a qualidade de vida de seus funcionários. Mas apesar de todas as vantagens oferecidas, ainda existem restrições dos funcionários quanto ao espaço físico da empresa. Os funcionários também lutam pelo beneficio do vale-alimentação e horário flexível.

A SERASA é um exemplo de organização que tem gestores capazes de identificar e atender as necessidades de seus comandados, visando manter o grau de satisfação, melhorando o desenvolvimento das tarefas e buscando superar as metas estabelecidas, mantendo a empresa em grande nível de visibilidade profissional.

Um comentário:

  1. Carlos Antônio18/5/09 22:50

    Muito bom a análise que fizeram sobre a SERASA, pois fazendo esse paralelo com a teoria de Maslow, percebemos que a teoria influenciou o modo dos gestores enxergar o esforço humano dentro da empresa.

    Carlos Antônio

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